Pensamentos Musicais > Hurricane x Kafka

2 01 2008

121907-0135-pensamentos1.jpg

Mr. Hurricane e Kafka

O que tem a ver um escritor tcheco-germânico, considerado confuso, obscuro, acostumado a contar sobre suas experiências, com um cantor de Folk americano, aquela música lá do interior do Illinois? Kafka escreveu “O processo” em 1925, nele o personagem principal, Joseph K. sofre com um processo injusto e acaba se esbarrando nos entraves da burocracia da justiça figurativa abordada. Em 1966, Rubin “Hurricane” Carter um promissor pugilista é acusado de duplo assassinato por testemunhas que se encontravam perto de um bar nos arredores de New Jersey; uma música surge então para eternizar essa página triste da justiça americana que se regia muito pela discriminação racial.

“Here comes the story of the Hurricane, The man the authorities came to blame.  For something that he never done. Put in a prison cell but one time.  He could have been the champion of the world”

Este é um trecho de Hurricane, que tocou muito pelos idos de 1967, o boxe ainda era o clássico, aquele de Joe Frazier e Muhammad Ali e o carro de ponta na época era o Shellby Mustang, V8. Queria a gente que as injustiças processuais se reservassem à ficção, abordada no exemplo de “O Processo”; apesar de este ter sido criado com base nas experiências do própio Kafka no setor público em que trabalhou. A história de Hurricane porém pode exemplificar, dessa vez na realidade, a aplicação maléfica do Direito. Ele ficou mais de 20 anos preso e ao receber o direito à liberdade foi recompensado com o cinturão de campeão mundial de boxe, bem atrasado, é claro. A história dele virou livro, autobiográfico e filme, com Denzel Washington no papel principal.

Estão aí algumas sugestões de fim/início de ano, o filme Hurricane, com Denzel Washington e o livro “O Processo” de Franz Kafka.

Felipe Silvany

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: