Espaço Randômico > A destista, parte II….

25 02 2008

122607-2358-espaorandmi1.jpg

Acho muito complicado seguir carreira que lida com gente. Tem que se ter muita sapiencia para lidar com todos os tipos de pessoas… principalmente com as cri-cris como eu….

Já lhes contei a minha saga com a dentista… agora vou contar a nova saga dental… a restauração dental para ser mais precisa… Acabei de perceber que há uma linha tenue em ser um profissional competente e ser um bom profissional… semanticamente seria a mesma coisa, mas para mim, na prática não é…

Na minha consulta de limpeza descobri que tinha 4 cáries… a dentista foi severa comigo, falou da alimentação, da limpez, cuidados etc… mas tudo muito justo… ela mandou que eu procurasse um outro profissional para fazer a restauração… deu a requisição do plano de saúde e fui embora… no final das contas o saldo foi o seguinte…

Profissional – paciente:Apesar dela ter sido bem severa comigo, me dando um sermão (merecido!) eu acredito que outra abordagem poderia ter sido feita com o paciente… mas não condeno a atitude dela…

Consulta: A consulta foi bem realizada…. Apesar dela ter me molhado toda (acontece), ela não me deixou boiando sobre o que estava acontecendo na minha boca… foi falando passo a passo o que ela estava fazendo e o que ia encontrando… e isso é imprescindível para ganhar a confiança do paciente…(ponto para ela)

Já quando fui restaurar as cáries ( já com outra médica) a coisa foi um pouco diferente….

Consulta: A “doutora” (não sei se ela fez dotourado) apenas fez o que tinha que fazer sem dar nenhuma explicação… (-1 ponto pra ela)… e a paciente (no caso eu) ainda tive que ficar disputando atenção, que deveria estar voltada para a minha boca, com a televisão, por que é imprescindível saber se Rodrigo Hilbert é o pai do filho de Fernanda Lima, para se restaurar uma cárie… (-2 pontos pra ela)…

Profissional – paciente: Ao questionar se seria necessário o uso daquele motorzinho insuportável, eu não recebi simplesmente um reposta afirmativa, mas junto a ela veio uma ironia (ridícula e descabida)… a “doutora” disse que havia deixado sua caixa de mágica em casa e sem ela não poderia realizar o procedimento sem o motorzinho… como eu tivesse obrigação de saber que o principal aparelho utilizado neste procedimento era o tal motorzinho…. mas aí eu me questiono: quem é a dentista? quem tem a obrigação de saber disso? (-5 pontos para ela)…

Ao final da consulta, questionei se já havia sido feita as 4 restaurações, pois a consulta havia sido ultra rápida… ela deu uma risada ironica e disse que nem ela nem eu aguentariamos fazer tudo de vez… pois é assisti tv também cansa, mas eu só me pergunto uma coisa: quando foi que eu dei uma procuração a ela para responder em meu nome? (-7 pontos pra ela)… Ela podia simplesmente se limitar a dizer que o horário marcado pra consulta só proporcionava tempo suficiente para fazer uma restauração….

Agora eu me pergunto será que o troço que eles colocam no dente na restauração do tipo branco é tão mais caro que o tipo prateado, que o plano não aceita ou será que a 1ª dentista foi que esqueceu que o paciente também tem direito de escolha (tem bom senso!) para de não querer sua boca cheia de coisas prateadas?

Se for a 1ª opção por que eu só fui ficar sabendo quando estava sentada na cadeira da dentista 2?

Se for a 2ª opção -5 pontos pra ela!

Posso estar errada nas minhas afirmações, mas cada vez que vou ficando mais velha vou ficando cada vez mais chata com certas coisas. Mas sou eu ou será que os profissionais estão ficando mas descompromissados e cada vez sabem lidar menos com o mais diverso tipos de pacientes?

Essas e outras perguntas são grandes divagações para minha aula de ética na faculdade!

Samy

Acções

Information

One response

4 03 2008
sergio

oi samy to aqui postando pela 1ª vez….muito interessante e principalmente muito divertida essa sua aventura pelo consultorio da dentista…alias concordo totalmente quanto ao lance da importancia de se saber se o filho da Fernanda Lima é ou naum é do Rodrigo Hilbert…vc so naum disse se é ou naum, fiquei na curiosidade rs isso fica para III parte da historia….parabens pelo blog bjs

Deixe uma Resposta

