Pensamentos musicais > Músicas Sensoriais…

26 02 2008
121907-0135-pensamentos1.jpg

 

Esse título pode ser considerado um pleonasmo, aliás, no final das contas é isso. Sensorial é relativo aos sentidos; aprendemos desde pequenos que estes são 5, mas conforme crescemos os sentidos se unem a outros tipos de sensações. Música sensorial é aquela que você, ao ouvir, e após ouvir, produz algum tipo de sentimento diferenciado em você. O seu cérebro ao assimilar o som que está sendo produzido faz imediatamente uma conexão com algo ocorrido com você, pode ser a pouco tempo ou num tempo muito passado; ou seja, é uma relação totalmente empírica, união da experiência com o som recebido em dado momento; me perdoem os filósofos empiristas por utilizar este vocábulo neste escrito e com esta conotação, alguns devem estar rolando nos seus calmos mausoléus neste momento.

Não existe um critério estabelecido para a musica ser sensorial, aliás, critério há sim, e é completamente subjetivo, afinal para uns ouvir Pavarotti ou Andréa Bocceli pode causar arrepios, já para outros pode passar despercebido.

Para mim é totalmente sensorial ouvir “Who feels love?” de Oasis no carro de madrugada, retornando para casa depois de uma festa ou então de uma noite de conversa com os amigos.

Concluindo, você pode reconhecer uma musica sensorial ao perceber que ela influi no seu estado de espírito em determinado espaço temporal. E então, qual é a sua musica sensorial?

Felipe Silvany

Acções

Information

3 responses

26 02 2008
Samy

Isso é uma verdade, as músicas mesmo marcam nossas vidas…
Poxa mas eu gosto de tantas músicas acho difícil dizer uma em especial.. mas vamos lá…acho que the getway de Hillary Duff.. me lembra a minha época de auto-escola….
=)

4 03 2008
sergio

morango do nordeste….lembra minha transição da infancia para adolescencia sem contar q é um musica belissima rs

5 05 2011
Luciane

Olá Felipe, tem uma coluna para a qual escrevo e associo música e psicologia. Aé navegando na net, promovendo pesquisa para meus escritos; deparei-me com seus textos. Parabéns, são fantásticos, gostei muito!

Deixe uma Resposta

