Espaço Randômico > Helena e as sacolas…

17 03 2008

ER_muié

Helena chegou de sua viajem radiante. Comprara muitas bolsas e sapatos e reduzira na compra de roupas (seu vício), como havia recomendado seu noivo. Mal chegou em casa e o seu celular tocou, era Matheus, seu noivo, louco pra vê-la.

Assim, que Matheus chegou deu de cara com inúmeras sacolas plásticas e ficou desapontado. Ele tinha realmente acreditado que pelo menos uma vez Helena teria se segurado e nos gastos. Ele nem a cumprimentou direito, foi logo reclamando do número de sacolas. Mas, Helena estava tão radiante com suas aquisições que se sentiu como se estivesse abastecendo com o cartão combustível do HSBC e apenas falou calmamente: “Amorzinho, não liga pra isso. Com muitas ou poucas sacolas você me ama de qualquer jeito. Afinal é o que você sempre me diz, que me ama do jeitinho que eu sou não é mesmo?” Mesmo, surpreendentemente, sua noiva não tendo explodido de raiva, como ela sempre faz quando ele reclama das suas compras, Matheus já tinha feitos as contas no calendário e previsto que Helena estaria em seu período de TPM e preferiu não arriscar. “Claro xuxuzinho, mas da próxima vez poderiam pelos menos ser enúmeras sacolas de papel?

Adoro sacolas, ainda mais aquelas toda coloridas que recebo nas lojas de roupas, guardo todas! Mas, apesar de serem fofas e terem grande utilidade na nossa vida as sacolas de plástico prejudicam o nosso habitat: o meio ambiente. Mas por quê? Simplesmente por 2 motivos, um científico e um pessoal. 1° por que o plástico é um material que demora muito para se decompor e 2° por que as pessoas não sabem reutilizar o saco plástico. Ao voltar do supermercado cheia daquelas sacolas vagabundas e feiosas parte das pessoas jogam-nas fora, quando poderiam reutilizá-las, no vaso de lixo do banheiro por exemplo. Entretanto, mesmo sendo reutilizadas as sacolas plásticas ainda são um grande problema. Sempre chega o dia em que a sacola rasga e por mais que tentemos encontrar um fim útil, esta já não serve mais pra nada. Assim, elas têm o se caminho traçado: o lixo. Mesmo nessa fase ainda há um modo de luta contra os prejuízos causados por esse composto de polietileno. Este meio seria a coleta seletiva, muito pouco utilizada pela sociedade. A meu ver o governo deveria incentivar mais o cidadão a pratica da coleta seletiva, mas isso não deve só ser encargo do governo, os próprios cidadãos deveriam se auto-incentivar, afinal os danos atingem a todos. Outro incentivo que o governo poderia fornecer seria para diminuir a utilização das sacolas de plástico através de meios alternativos como a sacolas de papel e sacolas plásticas biodegradáveis.

Mas enquanto isso não acontece fica a dica de como dobrar sacolas plásticas para que elas não fiquem amassadas e ocupem menos espaço.

Samy

Anúncios

Acções

Information

One response

23 03 2008
victor vinhal pereira

Achei espetacular a maneira como abordou esse tema tão crucial nos dias atuais: o uso desenfreado de sacolas plásticas. Mencionastes no corpo do teu texto as três maneiras de lidar com a situação e evitar maiores danos ao ambiente: reduzir o uso, reutilizar (inclusive com a demonstração de como dobrar as sacolas) e reciclar (quando falaste a respeito da coleta seletiva). Não sei se foi proposital ou não, mas tu abordaste a Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Agora só gostaria de ressaltar que a seqüência de nossa prioridade é sempre essa com a qual escrevi logo acima: reduzindo ao máximo o consumo, se não for possível evitar a utilização, passaremos para a etapa de reutilização e, se ainda a questão for agravante, adota-se a coleta seletiva para facilitar no processo de reciclagem das sacolas plásticas.

Valeu Samy! Atitudes como estas são sempre bem-vindas, já que nos leva a refletir sobre nosso papel com a manutenção do nosso lar e de tantos outros seres vivos.

Victor Vinhal, Engenheiro Ambiental!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: