PM > Parceria futebol-música….

3 04 2008

121907-0135-pensamentos1.jpg

O futebol sempre acompanhou a musica, desde o seu nascimento; afinal este esporte também é considerado arte por muitos. Não há como negar que os dribles e as jogadas de efeito combinam e muito com os acordes e batuques dos instrumentos.

O Brasil que tem como jargão ser “o país do samba e do futebol” se destaca ainda mais por ter muitos compositores amantes do esporte bretão; é como um retrato do brasileiro que trabalha o dia todo e a noite quer relaxar e sentar pra assistir o seu time de coração ou então a seleção brasileira na frente da TV ou até indo a um estádio.

Minha memória faz as primeiras relações musica-futebol com as marchas utilizadas nas épocas de copa, quem nunca ouviu? “90 milhões em ação, pra frente Brasil, meu coração…” é o que empolgava Pelé, Tostão, Jairzinho, Rivelino, Gerson e Cia na seleção de 70, um dos melhores times da história que teve como seu comandante Zagallo, que assumiu o cargo após Saldanha ser posto pra fora por não atender uma exigência do Presidente de convocar Dario; tempos de Ditadura.

Em 1982, outra seleção fantástica, porém não vitoriosa, teve com trilha sonora “Voa canarinho voa…” A seleção canarinho mostrou pena que Zico, Sócrates, Falcão e outros não trouxeram o caneco.

Quando muda-se o cenário, de seleção para clube de futebol, não há como negar que o time que mais tenha recebido canções ,citando sempre seu nome, seja o Flamengo, não é querendo puxar a sardinha pros rubro-negros não, mas na minha mente, agora, vem pelo menos 6 músicas com essa referência. Moraes Moreira, Benito de Paula e principalmente Jorge Ben Jor, este que escapou de ser jogador profissional por pouco, talvez por isso tenha criado tantas musicas pensando no futebol, ele falou de um tal “Umabarauma” (atleta imaginário), do “Camisa 10 da Gávea” (O Galinho de Quintino), esse existiu e as vezes fazia coisas que ninguém podia imaginar, além de “Fio Maravilha” que foi jogador do Flamengo.

“…sacudindo a torcida aos 33 minutos do segundo tempo depois de fazer uma jogada celestial de gol, Fio Maravilha nós gostamos de você…”. Muita gente só conheceu essa música após surgir um goleador, que até hoje encontra-se na ativa. Nos idos de 1995, Túlio, fazia muitos gols e aproveitando para fazer seu marketing pessoal (ele sempre foi bom nisso) ensaiou o que a torcida alvinegra cantaria no Maracanã. “Túlio Maravilha, nós gostamos de você, Túlio Maravilha faz mais um pra gente ver…” Diz Túlio que está com mais de 800 gols, pra mim ele é um daqueles que mais conta do que faz gol. Pelé fez mais gols do que contou, muito mais de 1000.

Falando em 1000 gols, Romário também foi homenageado com uma canção gravada pelo filho de Elis Regina, Pedro Camargo Mariano.

Pode-se considerar como canções os próprios hinos dos clubes, alguns são verdadeiras obras-primas como o do América do RJ, “Ei de torcer, torcer, torcer, ei de torcer até morrer, pois a torcida americana é toda assim, a começar por mim…”, o do Fluminense: “Sou tricolor de coração..”, Botafogo: “…tu és o glorioso, não podes perder,perder pra ninguém”. Aliás a fonte dos hinos dos times cariocas é a mesma, Lamartine Babo, grande compositor e amante do futebol.

Ai, ai, o que seria de nós brasileiros se não fosse o futebol e a música.

Felipe Silvany

Anúncios

Acções

Information

4 responses

6 04 2008
roberto pimentel

to gostando de ler!!! parabens pelo texto. leve, gostoso de ler, digno de ser publicado.

mantenha

7 04 2008
Gledson

Excelente continue assim

7 04 2008
Karine

Lipeeeeeeeeeee que orgulho de conhecer vc…
tá mandando bemzão hein?
escrevendo bem demaiss!

adoreii isso aqui =)

7 04 2008
Gabriel Pimentel

Muito bom! Gostei bastante. Concordo sobretudo com o fato do Túlio, chamado pela ínfima torcida do foguinho de “maravilha”, fazer mais contas do que gols. Aquilo é um fanfarrão mesmo, vai fazer o milésimo numa pelada do aterro!
Continue assim!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: