FOMM > Faça suspense, mas faça bem feito..

17 04 2008

Sabe quando um livro ou filme cria um suspense, algum mistério e deixa possíveis suspeitos?… é horrível quando o autor tenta dar um de “O supreendente” e bota como “culpado” alguém que nem apareceu na história anteriormente, nem foi citado… eu estou estava lendo um livro em que rolava todo um mistério ao redor da vida de uma grande escritora aí ela resolve contar sua vida pra uma “biógrafa”, durante todo o livro vão se desvendando os místério da vida da escritora, mas tudo com lógica. Até aí tudo bem. A escritora tinha uma irmã gêmea, isso sempre ficou explícito literalmente, mas no fim do livro a autora resolve enfiar uma 3ª irmã (que não era gêmea) que veio do nada. Odeio isso (!), se você vai criar um suspense deixe indícios poxa. Pra mim um suspense bem feito é aquele que deixa vestígios para que o leitor possa ter um limite de imaginação coerente com a história. Não que ele deixe transparente quem é o culpada, nem que aquele que pareça ser o culpado tenha realmente que ser, mesmo tudo indicando isso, mas pelo menos que deixe um detalhe, minúsculo, oculto mas que possa ser percebido por mentes mais perspicazes. No livro que estou lendo ficou parecendo que:

a) a autora ficou sem imaginação;

b) a autoria queria terminar logo a história e não conseguiu pensar em nada melhor.

Não que o livro seja ruim, ele é bem escrito, idéias e fatos bem coerentes e bem estruturados, mas quando colocou a 3ª irmã perdeu toda a direção em que se encaminhava a história. Depois disso desisti de ler o final.
Não recomendo, mas também não condeno, quem quiser ler o livro é: A décima terceira história de Diane Setterfield. (Quem for ler por favor me conte depois qual é a 13ª história!)

Samy

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: