ER > Movimento blog voluntário (3)

27 04 2008

Blog Voluntário

E para terminar a minha participação no movimento blog voluntário eu vou falar brevemente sobre o twitter.

O Twitter é um microblog, afinal só dá para escrever até 140 caracteres. A princípio pode parecer uma idéia estaparfúdia mas ele vem crescendo bastante, pois se baseia na seguinte frase: ” o que você está fazendo?” e a partir daí você completa os seus 140 caracteres. O twitter explora a curiosidada das pessoas na vida alheia, o que já é muito comum a começar pelo orkut… A graça do twitter está na possibilidade do uso do celular para atualiza-lo, assim o usuário não precisa sentar em frente ao computador para manter seus mini-posts em dia. Ele é perfeito para escrever durante o engarrafamento, no bus, ou qualquer outro momento tedioso.

Vale a pena ficar atento que a atulização pelo celular é feita por SMS internacional que custa na VIVO R$0,80 por mensagem. Entretanto o SMS2Blog (também conhecido como BrTTwiter), permite a atualização do Twitter através de mensagens de celular com custo nacional. “Basta enviar o seu “post” por SMS para o número (61) 8458-0963 que ele será publicado no seu espaço no Twitter!”. Isso faz com que o custo da mensagem reduza, no caso da Vivo (minha operadora) o mensagem sai, se eu não me engano, por R$0,36.

Dizem que se você souber usá-lo, o twitter se torna uma grande ferramenta, mas ainda não descobrir esse pontencial todo.  O Intermezzo diz:

“(…)

  • A primeira: o Twitter é uma inutilidade. Eu lá quero saber o que os outros estão fazendo?! E lá tenho tempo de ficar escrevendo sobre o que estou fazendo neste instante?!
  • Porém, o mais engraçado – e por isso acaba por não ser tão inútil assim – é que boa parte das pessoas que lá estão NÃO usa o Twitter para dar satisfação de suas vidas (”estou a escovar os dentes”, “estou cozinhando” etc.). A maioria das que encontrei apropria-se da ferramenta para: a) divulgar os posts de seus blogs, b) fazer marketing pessoal ou empresarial, c) encontrar pessoas com os mesmos interesses e tentar tirar algum proveito disso, d) pedir ajuda, mandar recados e afins. Ou seja, aumentar a rede de uma forma muito ágil (e diria até bem obsessiva). (…)”

Pra mim o twitter ainda é apenas diversão, mas quando eu descobrir uma utilidade real eu aviso. Por enquanto apenas me sigam no twitter: Follow me!

Samy

Acções

Information

Deixe uma Resposta

