ER > Alongamento…

1 05 2008

Nunca gostei de alongmantos… quando ia andar na praça ou quando ia fazer atividade física, sempre fazia o possível para pular esta etapa. Apesar dele ser tão recomendado por tanta gente, como médicos, professores de educação física e etc, nunca entendi para que ele servia. Quer dizer, até sabia da sua importância na teoria, mas na prática nunca vi diferença. Entretanto, creio que com o avanço da idade, a minha necessidade de alongamentos aumentou em 100%. Não sei o porquê, mas agora sinto a diferença de quando eu faço o alongamento e de quando eu não faço. Sempre acordei muito cedo, e mesmo dormindo cedo sempre acordei cansada e dolorida. Conversando com uma amiga minha ela me disse que gostaria de fazer aula de alongamento de manhã cedo para poder ficar mais disposta e preparada fisicamente para o dia-a-dia. Fiquei pensando nisso e resolvi testar. Durante uma semana me alonguei todos os dias ao acordar e conferi a diferença. Hoje em dia me alongo no mínimo 3 vezes ao dia e só digo uma coisa: Meu corpo agradece, e muito!

Confira um pouco mais sobre alongamentos no Site Alongamentos.com:

“Efeitos do alongamento:

– Redução de tensões musculares;
– Relaxamento;
– Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
– Aumento do arco de maleabilidade;
– Prevenção de lesões;
– Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
– Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
– Ativa a circulação;
– Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.”

Samy

Acções

Information

One response

2 05 2008
manu

vou testar alongar de manha tb para ver o que acontece…
quem sabe minhas costas melhores?

=**
bjoo

Deixe uma Resposta

