PM > As músicas divinas…

8 05 2008

Quando se quer afirmar que algo é divino busca-se na mente as figuras mais puras e celestiais existentes no universo, para alguns finito e para outros infinito. Apesar de não querer citar o lado eclesiástico da expressão, mas já admitindo a influência da Igreja na conceituação do que é divino, esta palavra nos faz lembrar de algo elevado, de um plano superior.

Pois é, num dia desses percebi o quão divinas são determinadas canções, para mim muito dos seus compositores e intérpretes receberam influência de seres elevados no momento da criação e da reprodução deste tipo de poesia cantada. Um exemplo básico é “Let it be”, que é totalmente transcendental, algo muito mais espiritual do que qualquer pessoa possa imaginar, é como se anjos tivessem tocando suas arpas e iluminando tudo ao redor. A própria letra fala até de certa “Mother Mary” que sempre leva conselhos reconfortantes.

Aqui no Brasil, há um exemplo de um grande poeta, que fez uma música que se enquadra facilmente na concepção da divindade cancioneira. “São 7 horas da manhã, vejo o Cristo da janela…” Cazuza quando escreveu “Um trem para as estrelas” estava realmente num momento de plenitude, numa purificação completa da alma.

“Velha Infância’’ segue a mesma linha; a tríade de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown gerou uma das músicas que para mim mais tocam o lado inocente e singelo do amor.

A combinação da voz leve e flutuante de Marisa com a com o som bem grave, quase gultural de Arnaldo resultou no que é para mim uma obra-prima. O arranjo também ajuda, por ser bem melódico e simples com a parte percussiva representada por instrumentos que parecem chocalhos que produzem um som bem leve.

Ainda no Brasil, posso citar uma reprodução feita num show que resultou na gravação de um CD/DVD lançado em 2005; Leoni juntamente com Hebert Vianna cantaram “Canção pra quando você voltar”; a música passa uma tranqüilidade impressionante, causa no ouvinte uma quietude na alma e de que quebra a música encerra com um mantra budista; é bom para aqueles dias em que a pessoa precisa fechar os olhos e respirar bem fundo.

Para finalizar gostaria de voltar aos estrangeirismos para citar Coldplay numa música com um liame muito próximo com as outras citadas anteriormente; “Clocks” inicia-se com uma parte de piano clássico, fantástico. É daquelas músicas que faz você parar de fazer tudo o que estava fazendo até então, só para ouvir; se estiver com mais de uma pessoa, certamente o silêncio vai pairar no ambiente.

E então, qual música divina você me sugere ouvir?

Felipe Silvany

Anúncios

Acções

Information

4 responses

9 05 2008
manu

– “tocando em frente” – Almir Sales
– ” the sound of silence” – Simon and Garfunkel
– ” Epitafio ” – Titãs
– ” I dream a dream ” – do musical Le miserables
– ” Vento no litoral ” – Legião Urbana
– ” If everyone care” – Nickelback
– “knocking on heavens door” – Bob Marley (não tenho certeza)

Ninguem pode dizer que eu não sou ecletica.. 😉

9 05 2008
CrEXiTo

Muito bom !
Sugiro Andrea Dorea/Via Láctea – Legião Urbana

21 05 2008
Gledson

Incluo aí neste rol, “aonde que que eu vá” de paralamas do sucesso. O Herbert inspirou-se num momento que ainda iria acontecer, é impressionante como a letra parace que é feita para alguém que já não está mais entre nós. Melancolia e saudade são os pontes fortes nesta letra

24 10 2012
Pedro Kist

Impressionante!!

Cold play – Fix you

“Lights will guide you home / Luzes te guiarão até em casa
And ignite your bones / E aquecerão teus ossos
And I will try, to fix you” / E eu tentarei, consertar você

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: