ER > Fardas…

15 05 2008

Já falei que tenho horror a fardas? Pois é, eu tenho. Primeiramente por que são, na sua grande maioria, feias e/ou sem graça, e principalmente por que retiram completamente a individualidade da pessoa. A maneira de se vestir demonstra muito da personalidade de alguém, obrigar o uso da farda é uma maneira de massificar as pessoas. Como já dizem alguns doutrinadores do direito, as pessoas devem ser tratadas como desiguais, na medida da sua desigualdade, e isso deveria se aplicar a roupa também. Quem nunca se sentiu desconfortável por estar vestindo determinado tipo de roupa? A nossa roupa é parte da nossa imagem perante o mundo . O nosso look é manifestação de singular de nós mesmo e quiçá de arte.

Samy

Acções

Information

2 responses

15 05 2008
Letícia

Amiga,
vc como sempre escreveu lindo lindo… com uma forma de se expressar tão bem que só vc tem… mas eu infelizmente não concordo com sua opinião!
As pessoas são diferentes sim mas nossas maiores diferenças não se refletem simplesmente em meras roupinhas q costumam seguir uma modinha temporária!
As atitudes de uma criança/adolescente na escola demonstram sua personalidade e não a cor de seu casaco e/ou tênis.
Precisava dizer isso pq já pensei como vc até o dia em que uma diretora q eu nem me lembro o nome me explicou que o objetivo da farda não era nos tornar uma massa “de igualmente manipulados” mas sim diminuir as diferenças principalmente econômicas que existe nos alunos da escola.
Vc deve pensar que eu sou a favor de se “tapar” o problema já q a sociedade não melhora com as fardas…
De fato a sociedade não mas por que não tentar proteger os futuros “dirigentes” de nosso país?
Vamos dar a esses fulturos adultos a noção de que somos iguais pq eles vão sentir desigualdades na pele e precisam ter força… quem sabe fica mais fácil ao se imaginar o mundo utópico da escolinha uniformizada!
Em Brasília, não tinha nem esse negócio de calça jeans… minha roupa do Mackenzie era toda da escola, menos o tênis… mas até meia eles vendiam! hehehe!
A escola já é um local de tanta divisão… são grupinhos e mais grupinhos que vivem nas suas “tribos”… por que não permitir uma aparente unidade?
Infelizmente aparente sim… mas imagine se ao inves de crianças/adolescentes se dividirem por estilo musical, passassem a se dividir levando em conta quem pode ou não usar tal marca!
E os bolsistas? Nossa! Ia ser ainda mais complicado ser inserido em um mundo tão diferente do seu!
Parece bobo mas não é!
Sou totalmente a favor das fardas e se bobear sou a favor dos tênis e mochilas fardados tb (hehehe)… porque é preciso que as crianças aprendam na escola a dignidade e igualdade do ser humano… não como texto constitucional mas como amor ao próximo… e como a educação de casa está cada vez mais precária: -Escolas, vamos uniformizar!
Graças a Deus, tivemos uma ótima educação em casa, tanto eu quanto vc. Nossos pais mostraram da forma mais simples do mundo como todos os seres humanos tem o mesmo valor… mas o que será dessas crianças com pais workaholics ou ocupados demais para pegá-las no colo?
Acho q me empolguei no comentario… não quis ser do contra não! Mas vc tocou em um assunto que eu tenho uma opinião mto formada a respeito… mas depois a gnt conversa pessoalmente e vc me explica melhor seus pontos, até pq nem acho que eu soube me expressar tão bem por aki!
Te amo amiga!
beijos

15 05 2008
Samy

Tinha certeza que alguém ia dizer exatamente o que você disse a respeito das fardas.. eu sei que a roupa não é a única forma de expressão da personalidade, mas PARA MIM: SAMY é uma das mais fortes… eu não tenho nada contra quem usa ou quem apoia, com tanto que EU não tenha que usar, pois é uma agressão a MINHA forma de expressão… O quis abordar não foi a questão de abolir as fardas, mas dar uma variedade de cores e modelos que permita que eu seja diferente dentro da unidade, também por isso essa história de “diminuir as diferenças econômicas entre os alunos” não me convence.
Mas como texto foi bem pequeno não deu para explicar melhor o ponto que quis focar a respeito das fardas e nem deu para dar direito os meus argumentos…
Enfim… continuo contra essas fardas horrosas…
Tb te amo amiga!
Bj

Deixe uma Resposta

