PM > Onde nasceu o Brasil?

12 06 2008

A pouco ao ouvir “Tarde em Itapuã” eu observava o povo da Bahia; o povo e tudo mais que ele carrega junto de si; o seu modo de se comunicar, de gesticular, de interagir com o ambiente, enfim, de ser. Eu não estava em Itapuã, mas sim no Rio Vermelho, que é um lugar marcante de Salvador, é uma parte diferenciada da orla.

A Bahia é sem dúvida uma unidade federativa privilegiada, senão a mais privilegiada. Esse papo que inicio é sobre tudo aquilo que todos vocês já sabem; é a cultura, é a chapada, o litoral e o sertão, e é claro, a música. Esta que sempre vem colocando o nosso estado como tema central.

“Onde nasceu o Brasil? O nosso porto é seguro (…) terra que não tem idade, dona da felicidade, é mesmo assim a Bahia é o começo e o bomfim…” Cada brasileiro tem um pouco da Bahia, o Brasil “começou” aqui. A união de todas as culturas, dos povos de além mar; do velho mundo e do outro mundo que foi invadido. Os nativos aqui já estavam, foi essa mistura que originou o baiano; não é difícil encontrar muitos deles com a mistura das três etnias, algumas que se destacam mais nos traços, mas no DNA sempre vai haver os três sangues.

Mas falando de música, a Bahia já recebeu homenagens de Tim Maia (“O que vem da Bahia”), Benito de Paula, Charlie Brown Jr., Charlie Brown Jr.? Pois é, Chorão escreveu (“Sorria você acordou mais um dia, sorria você ta na Bahia..”), Silvio Caldas, Carmem Miranda, Dominguinhos, Clara Nunes e tantos outros.

Além de se destacar em vários estilos musicais, a gente ainda criou o nosso estilo próprio, lá pelos idos de 86, Luiz Caldas lançava o axé, como se conhece hoje, após Dodô e Osmar naquela fobica cheia de caixas de som ter imortalizado à nossa festa mais notória, que é o carnaval. Fora de época e em outros lugares do Brasil ele virou Micareta; e a primeira foi em Feira de Santana em 1937 que tem uma história curiosa. O carnaval acontecia normalmente em fevereiro em Feira de Santana só que em 1937 uma chuva como nunca ninguém tinha visto castigou a cidade, as autoridades locais precisaram modificar a data, alongando-a para abril, desde então a festa ocorre nesta mesma data.

Talvez a justificativa para se produzir tanta cultura aqui e sobre aqui seja as paisagens inspiradoras, o ambiente é diferenciado, o baiano vive de uma forma diferente, e convive de uma forma diferente, ao se dirigir a alguém com quem nunca conversou, trata logo com um sonoro “brother”, o baiano fala cantando e não com preguiça como muitos dizem aí pelo Sul.

“Ê Bahia, Bahia que não sai do meu pensamento…”

Anúncios

Acções

Information

7 responses

18 06 2009
juliana

oxente mainha e isso mesmo menino ,”isso ai e mais um monte coisas viu”
quem nunca ouviu falar da grande BAHIA,um povo contagiante ,um calor inexplicavel,,uma mistura gostosa(rs)
bom e quem pode esta falando assim nehhhhhhhh
justamente uma bahiana de muito orgulho dessa cidade maravilhosa q naum so o rio de janeiro
ahhhhh vamos la todo o brasil neh meu povo
sou uma negra de descendencia de africanos de cultura muito forte e as tradiçoes muito forte ,pois e meu povo neh,ali de bahiano rs
abz

17 09 2009
Bruna

Oii, gostaria que alguém postasse essa musica; “Onde nasceu o Brasil? O nosso porto é seguro (…) terra que não tem idade, dona da felicidade, é mesmo assim a Bahia é o começo e o bomfim…”!!. Não sei o nome. Ela tocava numa propaganda em Porto Seguro em 2006, fiquei um mês la e escutava todos os dias, mas como voltei pra Porto Alegre, nunca mais ouvi :/acho ela muito linda,.. esses dias ela me veio à cabeça, mas eu não lembro a letra completa!!! Ficaria muito feliz se alguém me fizesse essa gentileza, desde ja agradeço. 😀

16 03 2010
rafaela

bri

2 12 2011
Márcio Inácio Santos

Cara eu como um baiano que defendo e muito minha origem fico emocionado com tudo isso que escreveu aqui. concordo com tudo que disse, realmente a nossa bahia é maravilhosa. Sinto muita saudade da terra e do povo sempre que da estou lá.Márcio Santos

2 02 2012
ana luiza

claro minha terra é maravilhosa com o acaraje que so a bahiana sabe fazer…

2 02 2012
Anónimo

A Bahia é simplesmente ” MARAVILHOSA”. É a terra de grandes misturas. Ah! sou baiana, feirense e a nossa Micareta é agora em abril e será uma grande FESTA, pois o nosso prefeito dará de presente ao folião os ícones do AXÉ: Chiclete com Banana, Ivete Sangalho, Jau, Margareth Menezes, Carlinhos BROW e muita mais. Venha conferir.

2 08 2012
projota

Também tenho orgulho de ser baiana, sou de Salvador, a Bahia é o coração do Brasil é um país no Brasil é linda e maravilhosa…Mais aí galera “Baiano” é sem H, tem gente escrevendo “Bahiano”. beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: